Wednesday, January 04, 2006

Mas soube-me a tanto...

Esta foto foi tirada há mais de trinta anos por um amigo meu, o Ezequiel.

Eram os tempos bons do liceu em que podíamos andar por aí sem preocupações. Um dos passatempos favoritos era ir até à fazenda Quissala andar a cavalo, ou por exemplo brincar com os chipanzas que também gostavam de cavalos.

Numa dessas tardes de ócio, fui buscar o Ezequiel, para irmos para a fazenda. Já havia guerra, a sério, entre os movimentos de libertação. Quando cheguei a casa dele, estava um jeep, uma carrinha e o carro do pai, carregados prontos a partir. A família tinha decidido juntar-se a uma das colunas e fugir para a África do Sul. Tentei dar ao Ezequiel a morada da minha avó em Portugal, o coração já me dizia que teria de sair de Angola. Teimoso apenas ficou com a minha morada de lá. Era Agosto de 75 e despediu-se com um até já. Em Setembro vim eu e, ao longo de trinta anos tentei encontrá-lo. Hoje finalmente, falei com ele ao telefone, por vezes a emoção ganhou muitos pontos à razão. Soube-me a muito, a pouco a tanto. Hoje voltei a ganhar um amigo e lembrei-me de Sérgio Godinho...

"Com Um Brilhozinho nos Olhos
Com um brilhozinho nos olhos
e a saia rodada escancaraste a porta do bar
trazias o cabelo aos ombros passeando de cá para lá
como as ondas do mar.
Conheço tão bem esses olhos e nunca me enganam,
o que é que aconteceu, diz lá
é que hoje fiz um amigo e coisa mais preciosa no mundo não há."

"E que é que foi que ele disse?
E que é que foi que ele disse?
Hoje soube-me a poucoHoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a pouco
Hoje soube-me a poucopassa aí mais um bocadinho
que estou quase a ficar louco
Hoje soube-me a tantoHoje soube-me a tanto
Hoje soube-me a tantoHoje soube-me a tantoportanto,
Hoje soube-me a pouco"

Vai certamente saber a mais.

2 comments:

fino said...

Foram 30 anos. Tanto tempo. Mas o Ezequiel está cá (sempre esteve em nós) pronto para, mais nas curvas do coração do que nas rectas do cérebro, nos dizer que, afinal, estamos juntos. Valeu, meu irmão. E se valeu.
Orlando Castro

Anonymous said...

Eram meninos jovens e reencontraram-se adultos . O tempo passou , mas a amizade permaneceu .Os olhos brilhavam não só de emoção , mas de alegria também .
Um abraço.