Saturday, January 07, 2006

Alda Lara


Quando se recorda encontram-se tesouros...

Alda Lara, poetisa angolana com testamento...

Testamento

À prostituta mais nova
Do bairro mais velho e escuro,
Deixo os meus brincos, lavrados
Em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida

Rapariga sem ternura,
Sonhando algures uma lenda,
Deixo o meu vestido branco,
O meu vestido de noiva,
Todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo

Ofereço-o àquele amigo
Que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus

Das contas de outro sofrer,
São para os homens humildes,
Que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,

Esses, que são de dor Sincera e desordenada...
Esses, que são de esperança,
Desesperada mas firme,
Deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
Em que a minha alma venha
Beijar de longe os teus olhos,
Vás por essa noite fora...
Com passos feitos de lua,
Oferecê-los às crianças
Que encontrares em cada rua...

2 comments:

José Evangelista said...

Comentários ... para quê!?
Esta grandeza de alma e este humanismo tão marcante, são superiores a qualquer comentário de um comum mortal, por maior que seja a sua erudição.
Para quem conheça um pouco do percurso dessa mulher maravilhosa que foi Alda Lara, este poema tem o especial condão de reavivar a imensa saudade dessa saudosa Angola que a voragem dos homens fez perder no tempo.

Anonymous said...

TEMAS DE ESTUDO EM TORNO DA POÉTICA DE ALDA LARA:

- Auto-representação do “eu”.

- A imagética feminina: inconformismo vs destino de mulher.

- Uma educação para os valores: solidariedade, fraternidade, generosidade, evangelismo…

- Representação de África: os lugares de afecto, enfeitiçamento e amor pátrio.

- Um olhar sobre o outro (o objecto de desejo amoroso).

http://lusofonia.com.sapo.pt/alda_lara.htm
ANTOLOGIA POÉTICA E LINHAS DE LEITURA (por José Carreiro)