Sunday, January 08, 2006

Albano NEVES e SOUSA


Por falar em recordações e em tesouros...

A primeira exposição de pintura que vi, ainda de calções, foi de Neves e Sousa.

Atrevido infiltrei-me no salão de exposições da câmara de Nova Lisboa, Angola, durante uma inauguração.

Voltei a ver os seus quadros, na Galeria Verney em Oeiras o ano passado...

pode ser que os volte a ver muitas vezes...

Disseram-me!

5 comments:

Anonymous said...

E parece que tudo caminha para isso é pena ser tudo, ainda, tão lento neste país, talvez por envolver numeros muito elevados.É sempre bom apreciar as obras deste pintor que muito deixou á arte e cultura angola, é pena que o Gov.de Angola não ter dado mais importancia....

Anonymous said...

Gosto muito da obra de neves e sousa,pois em tempos em que eu era criança os meus pais conheceram em s. tomé e principe o neves e sousa,por essa razao existem pelo menos dois quadros em casa dos meus pais que eu adoro.As obras deste pintor sao o verdadeiro espelho de áfrica.

Ivone Victória Pereira said...

SEMPRE AMEI A OBRA DELE,AINDA ME LEMBRO DE SER PEQUENINA E ESTAR SEMPRE LÁ NA CASA DELE,LEMBRO TÃO BEM DO CHEIRO A TINTA E DO CACHIMBO DELE ADORAVA ESTAR LÁ COM A TIA LUISA E A VÓVÓ DULCE,ELE FEZ UM RETARTO MEU A CARVÃO QUANDO EU ERA BÉBÉ,AINDA TENHO APESAR DE NÃO ESTAR BEM CONSERVADO.MAS GOSTO DO TRAÇO DELE,DA MANEIRA COMO PINTA A NOSSA TERRA!SAUDADES GRANDES.

Anonymous said...

Gostaria imenso de saber de uma próxima exposição. Tenho um quadro lindo do Neves e Sousa, "Dançarina Ginga" que os meus pais compraram numa exposição em Nova Lisboa, quando ainda era criança. Saudades!!!

Anonymous said...

O meu Pai Pompeu Ferreira de Almeida era muito amigo do Neves e Sousa e desde muito pequeno fui um frecuentador da casa dele. Não me lembro da primeira mas da segunda no Alvalade...que bons momentos passei lá. Temos na familia cuadros do Neves. Manel Antonio