Friday, November 03, 2006

Neves e Sousa


Neves e Sousa , era um cidadão de Angola, de toda a Angola. Ontem ia a entrar na Câmara de Oeiras e a sair vinha uma velha conhecida, a mulher do Albano, que vive na Baía.

Parei para a cumprimentar, por aqui ???

Sim, acabei de assinar um protocolo com o Dr Isaltino. O acervo de Albano Neves e Sousa, vem para Oeiras, os quadros, os álbuns de desenho, os poemas e os escritos, vão cá ficar.

Fiquei feliz, com Neves e Sousa aprendi a gostar de pintura e, a minha terra vai ficar mais perto da terra minha.

Vou poder ver Neves e Sousa quando me aprouver, quando até, não me apeteder.

Oeiras tem uma larga população africana que ajudou a integrar, talvêz este possa ser o princípio de algo de grande, de cultura e etnografia africana em Oeiras.

Basta sonhar

4 comments:

ELCAlmeida said...

É bom saber que os quadros de Neves e Sousa estão quase todos juntos, pelo menos ficarão no mesmo concelho. Sei de, pelos menos 2 ou 3 que estão em Linda-a-Velha.
Pena, no entanto, que Angola não tenha sabido correr para ficar com os quadros de um filho -mais filho que muitos filhos - da sua terra mátria.
Obrigado pela dica porque assim saberei onde admirar também outras obras deste grande pintor, retatista e desenhador.
Kandandu
eugénio Almeida

Orlando Castro said...

Fazendo minhas as palavras do Mestre Eugénio Costa Almeida, acrescento que (mais uma vez) Isaltino mostrou que não brinca en serviço.

Kanadandu

Anonymous said...

Tenho uma obra pintada a óleo de Albano Neves e Sousa para venda.
Quem tiver interessado contacte-me através do e-mail apmartinho@netcabo.pt

Anonymous said...

Vivo em Tunes e tenho dois quadros do Sr. Neves e Sousa. Uma aguarela de cerca de 35cm x 20cm representando duas mulheres numa senzala e um óleo “Imbondeiro furado”. Ambos foram comprados pelo meu pai ao pintor na década de 50 em Luanda.