Tuesday, February 28, 2006

O PSD deve uma explicação a Oeiras

No passado Domingo, não, não era o de Carnaval e ainda estáva mos longe das folias, o PSD anunciou com pompa e circunstância que iria apresentar na Assembleia Municipal uma moção no sentido de Isaltino de Morais suspender o mandato. Para tal o PSD moveu todos os "lobyes" que tem ao dispor e a Assembleia estava carregada de orgãos de comunicação social. Marques Mendes não perdeu a oportunidade de voltar a falar de ética. Iniciada a Assembleia, Macieira Coelho do PSD faz um discurso contundente, mas fica baralhado quando confrontado com um comunicado do PSD Oeiras em que, a nível local, o partido não se revê naquela posição e garante respeitar a vontade do eleitorado. O PSD oscila e não se percebe qual o PSD que fala, o nacional? o de um grupelho ligado a Marques Mendes ? o de Oeiras não certamente. O Partido Socialista, responsávelmente não vota as moções apresentadas entretanto pelo BE e CDU já que a moção não tem poder para obrigar Isaltino a suspender o mandato tratando-se apenas de uma forma de achincalhamento político. Na votação das moções o PSD opta pela abstenção.

Depois de um achincalhamento público, depois de o seu líder ter vindo a terreiro, depois de uma intervenção inflamada, Macieira Coelho é um homem só abandonado pelos seus pares.

A Abstenção do PSD tem que ser explicada aos Oeirenses, que não estarão certamente para serem joguetes nas mãos dos jogos do poder das facções do PSD, que têm nomes.
O PSD tem que se mostrar digno do que assume, não pode públicamente dizer que não aceita mandatos e lugares em empresas municipais e depois praticar o contrário. Ética e Honestidade não se apregoam, praticam-se.

Sunday, February 19, 2006

Mendes Costa

Um amigo meu costuma dizer que nunca se deve voltar ao lugar onde se foi feliz.

Quinta Feira, fui jantar ao Barreiro, era a homenagem ao Francisco Mendes Costa.

Mendes Costa, foi deputado, vereador, membro da distrital de Setúbal, deputado municipal, e acima de tudo é um homem recto, honesto e amigo do seu amigo. Ao longo dos anos que com ele privei, aprendi muito do que é a vida e do sentido do servir da causa pública.

O Costa, nunca desistiu, mas também nunca se serviu. Abandonou agora a actividade política e no jantar promovido por amigos, juntou cerca de 200 pessoas. Lá estavam três dos ex-presidentes da Câmara- CDU e PS - alguns ex-autarcas e os amigos.

Dos muitos que eu sei que ele ajudou, estavam poucos, e do PSD nacional, nenhum...


Uma honra, na minha opinião, já que quem não tem os mesmos princípios não se mistura.


Com o Costa, aprendi que os inimigos políticos, não o são, outro sim, pessoas com quem é possível estabelecer pontes na defesa de causas comuns.`
Parabéns Mendes Costa, obrigado e obrigado mais uma vêz por me ter proporcionado nesse jantar um encontro com amigos que já não via há mais de dez anos.

Não se deve voltar ao lugar onde se foi feliz, voltei e mais uma vêz esse foi um lugar de felicidade.

Sunday, February 12, 2006

Independentes e Partidos

Manuel Alegre, não teve capacidade para descobrir o que fazer a um milhão de votos no prazo de validade destes que eu calculo ser de 72 horas. Ao reassumir o seu lugar, o milhão vai apenas servir para crispação interna no P.S.

O que é curioso é que este resultado é o mais visível de um conjunto deles, em que os independentes ganham aos partidos. Se alguns destes resultados vinham mascarados, ao não permitirem uma análise isenta ( Valentim, Fátima ), já o caso de Lisboa com Carmona Rodrigues passou à margem da análise política da praça, de facto em Lisboa já tinha ganho um Independente com poucas características de político, o mesmo que se passou agora com Cavaco Silva.

Os independentes podem, alguns, não saber o que fazer com os votos, mas o povo sabe e escolhe cada vêz mais a competência e cada vêz menos a verborreia. Este é um sinal que os partidos já deviam ter percebido.

O povo quer os competentes, mesmo que venham envoltos em pólvora seca, provinda das armas dos franco atiradores partidários.

E os competentes foram-se afastando dos partidos.

Friday, February 03, 2006

Papo Furado

Com a cabeça cheia de resoluções para tomar, pouco resta à inspiração.

O melhor mesmo é estar de papo para o ar...

a pensar.