Saturday, October 29, 2005

Ainda a tomada de posse

Que o ambiente estava carregado era notório, mas ao ponto da EX-presidente da câmara ter aquela cara ?

De facto na vida temos de fazer sacrifícios, mas quando estes ultrapassam, os nossos valores e aquilo em que acreditamos, talvêz seja a hora de sair.

Perder na vida, é sempre mau, em eleições como as que aconteceram pior, mas aprender com as derrotas é uma virtude e é, dessa massa, que são feitos os grandes homens e as grandes mulheres.

A senhora EX-presidente não necessita desta exposição. A senhora EX-presidente não tem nada a provar. A senhora EX-presidente não necessita de ser forçada a assumir estes papéis, sob pena de ter que estar em cerimónias oficiais com aquela cara...


Thursday, October 27, 2005

Golpe Palaciano em Oeiras ?

Só posso entender o que se passou, por via da compra do palácio do Marquês de Pombal.

Foi ontem, durante a tomada de posse do novo presidente da câmara, Isaltino de Morais. Como é hábito, o movimento " Isaltino - Oeiras mais à frente " chegou à Assembleia Municipal e propôs aos líderes das outras forças que após a tomada de posse dos orgãos, a sessão da Assembleia Municipal fosse interrompida para continuar num dos próximos dias como era tradição em Oeiras,... que não, que a tradição não era para manter e que a mesa tinha que ser eleita, após a sessão dos cumprimentos.

Depois a segunda proposta de Isaltino, tendo ganho a Assembleia Municipal, gostava de oferecer o lugar de secretário, primeiro e segundo ao PSD e ao PS... que não, que não havia negócio, que os negócios tinham acabado e que agora é que Isaltino ia ver.

Recomeço da Assembleia, proposta de votação por lista. o Partido Social Democrata e o Partido Socialista apresentam para a mesa um presidente PSD, e secretários PS e PSD. Os votos desses partidos somados aos da CDU, dão a vitória a esta lista por 23 votos a favor.A Lista de Isaltino obtém os 17 votos dos membros do movimento e suponho que o bloco é o autor dos dois votos em branco.

Golpe palaciano ? No mínimo várias pequenas coisas são estranhas:

- O Cidadão mais votado pelo povo de Oeiras nem sequer tem assento na mesa da AM, derrotado por uma coligação de minorias.

- O Partido Socialista o PSD e a CDU estão coligados naquilo que definem como os dois terços que não votaram Isaltino e pelos vistos,pela negativa, querem governar Oeiras, ou antes, torná-la ingovernável.

- Esta atitude é compreensível por parte do PSD e de Emanuel Martins mas estranha no PS e principalmente na CDU.

- Esta vitória é pouco democrática e dignifica pouco quem se bate pela verdade valores e princípios.

- Esta vitória significa que esta coligação de partidos ainda não percebeu porque foi derrotada e ainda não digeriu uma derrota que não esperava.

- Esta vitória significa a bipolarização total de Oeiras com dois blocos, Isaltino e o PSD, que em caso de eleições antecipadas pode fazer desaparecer do mapa das autárquicas de Oeiras os actuais companheiros de jornada deste partido, com excepção do Bloco de Esquerda que mais uma vêz marcará pontos e subirá o resultado.

O Partido Socialista e a CDU que se cuidem, basta recordar que quando os companheiros são incómodos, faz-se um processo de expulsão. Cento e setenta ex-militantes do PSD de Oeiras sabem bem como isso acontece.

Saturday, October 15, 2005

Nevoeiro

Onde nasci, existiam dois tempos, o cacimbo frio e a estação das chuvas. Do cacimbo não tenho saudades, mas do cheiro a terra molhada... aquele cheiro intenso que penetrava no corpo e fazia bem à alma, desse tenho saudades.

Por aqui, apesar das 4 estações, não tenho odores fortes, ou por outra, cada vêz mais me cheira a esturro. Como dizia num colóquio Luis Todo-Bom, vamos de facto crescer em termos de economia a 0,5 % ao ano, mas isto não é crescer, é estar parado fingindo que andamos, e como fingimos, não andamos, ou se quizerem, é não dar medicamentos ao doente porque está doente, mas vai-se aguentando.

Alegremente, no entanto continuamos a gastar o que não temos, a utilizar o crédito e a produzir cada vêz menos, por isso me cheira a esturro, principalmente quando numa máquina de comida retiro um palmier espanhol.

Um bolo, um simples bolo que custa 60 centimos vem de Espanha e com os custos de fabrico e transporte está colocado numa máquina de venda em Lisboa, mas um bolo não tem valor acrescentado nem margem de lucro para permitir tão longa viagem.

Nem um bolo ?

"Oh Portugal hoje és nevoeiro"